domingo, 31 de julho de 2016

AINDA EXISTEM LEVITAS?

Publicado em 5 de jul de 2016
No Perguntar Não Ofende o Rev. Márcio Roberto Alonso, titular da Igreja Presbiteriana Ebenézer de São Paulo, explica quem foram os levitas, e se ainda existem nos dias de hoje.


Deus é o autor do mal?


Por Norman Geisler e Thomas Howe

"Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas". (Is 45.7)

PROBLEMA: De acordo com este versículo, Deus forma a luz e cria as trevas, faz a paz e cria o mal (cf. também Jr 18.11 e Lm 3.38; Am 3.6). Mas muitos outros textos das Escrituras nos informam que Deus não é mau (1Jo 1.5), que ele não pode nem mesmo ver o mal (Hc 1.13), nem pode ser tentado pelo mal (Tg 1.13).

SOLUÇÃO: A Bíblia é clara ao dizer que Deus é moralmente perfeito (cf. Dt32.4; Mt 5:48), e que lhe é impossível pecar (Hb 6.18). Ao mesmo tempo, sua absoluta justiça exige que ele puna o pecado. Este juízo assume ambas as formas: temporal e eterna (Mt 25:41; Ap 20.11-15).
 
Na Sua forma temporal, a execução da justiça de Deus às vezes é chamada de "mal", porque parece ser um mal aos que estão sujeitos a ela (cf. Hb12.11). Entretanto, a palavra hebraica correspondente a mal (rá) empregada no texto nem sempre tem o sentido moral. De fato, contexto mostra que ela deveria ser traduzida como "calamidade" ou "desgraça", como algumas versões o fazem (por exemplo a BJ). Assim, se diz que Deus é o autor do "mal" neste sentido, mas não no sentido moral - pelo menos não da forma direta.
 
Além disso, há um sentido indireto no qual Deus é o autor do mal em seu sentido moral. Deus criou seres morais com livre escolha, e a livre escolha é a origem do mal de ordem moral no universo. Assim, em última instância Deus é respnsável por fazer criaturas morais, que são responsáveis pelo mal da ordem moral. Deus tornou o mal possível ao criar criaturas livres, mas estas em sua liberdade fizeram com que o mal se tornasse real. É claro que a possibilidade do mal (i.e., a livre escolha) é em si mesma uma boa coisa.

Portanto, Deus criou apenas boas coisas, uma das quais foi o poder da livre escolha, e as criaturas morais é que produziram o mal. Entretanto, Deus é o autor de um universo moral, e neste sentido indireto, ele, em última instância, é o autor da possibilidade do mal. É claro, Deus apenas permitiu o mal, jamais o promoveu, e por fim irá produzir um bem maior através dele (cf. Gn 50.20; Ap 21-22).

A relação de Deus com o mal pode ser resumida da seguinte maneira:

DEUS NÃO É O AUTOR DO MAL:

- No sentido do pecado
- Mal de ordem moral
- Perversidade
- Diretamente
- Concretização do mal

DEUS É O AUTOR DO MAL:

- No sentido de calamidade
- Mal de ordem não moral
- Pragas
- Indiretamente
- Possibilidade do mal

Fonte: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - Norman Geisler & Thomas Howe


Para mais informação vejam os videos baixo:



sábado, 30 de julho de 2016

Seguir a Jesus: O Mais Fascinante Projeto de Vida

Jesus Cristo é a pessoa mais fascinante que já pisou o chão do planeta Terra. Sua vida é um milagre dinâmico com voz, suor, altura e cor. Do berço à sepultura ele é irrepetível. E esta sua irrepetibilidade se acentua mais ainda, pelo fato de ter sido o único que venceu a morte, pondo nos lábios dos seus seguidores um canto de desdém para com ela: "Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?" Jesus é o Filho do homem; é a flor que brotou entre os espinhos da civilização humana; é o Sol que nunca se põe; é a Lua que jamais míngua, é a primavera eterna da esperança, é o pão da vida, é a luz do mundo, é Deus com cara e carne de homem, é homem com natureza e coração de Deus. Segui-lo é seguir o novo. Andar com ele é palmilhar caminhos nunca vistos. Acompanhá-lo é aventurar-se a mergulhar no lago que aos olhos do viajor cansado era miragem. O mundo no qual ele nos introduz apresenta visões jamais vistas, melodias e palavras nunca antes ouvidas, concepções e idéias que em tempo algum surpreenderam o coração humano. Seguir Jesus é o mais fascinante projeto de vida. Nada pode ser comparado à possibilidade de existir em Jesus. Aceitar seu convite é deixar-se transformar em metáforas vivas: a mente se torna repleta de idéias como um rio povoado de cardumes; o coração abrasa-se como vulcão em erupção; os pés adquirem a velocidade das gazelas e dos leopardos no encalço da sua presa; as mãos se transformam em garras que não ferem, só curam; o olhar se converte em sol que ilumina recônditos escuros do coração, e os ouvidos se metamorfoseiam em caracóis captores do som dos mares conturbados da experiência humana e da voz como a voz de muitas águas do Senhor da História. 


Caio Fábio D'Araújo Filho 

Que ler mais:  http://www.caiofabio.net/download%5CseguiraJesusomaisfascinanteprojetodevida.pdf

Faze-me viver nos caminhos que traçaste

Salmo 119.37: “Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste”.
Bíblia na Linguagem de hoje.
“Não me deixes ficar pensando em coisas sem valor; Sê bondoso para comigo, como prometeste”.
Introdução
Precisamos entender que Deus tem um plano para cada um de nós, e muitas vezes fugimos deste plano por permitir que nosso olhar de detenha com coisas que não são importantes para nossa vida.
– Ao longo da história do povo de Deus, vemos muitas cachetes de autos e baixos, tudo pelo motivo do povo não entender os propósitos de Deus.
Estamos vivendo momentos que precisamos usar a nossa inteligência, percebermos que Deus sabe o que é melhor para nós, Ele é Onisciente, Onipresente e Onipotente, Ele conhece o nosso passado, conhece o nosso presente e sabe do nosso futuro.
Salmos 139.1-6
“SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir”.
– Por mais que tentemos, não conseguiremos alcançar os projetos e sonhos de Deus.
Jeremias 29.11-13
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”.

I. Deus tem um projeto para cada um de nós.
Salmos 119.37b. “… Faze-me viver nos caminhos que traçaste”.

1. Quando entregamos a vida ao Senhor não vivemos mais os nossos próprios projetos.
Gálatas 2.20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.
a) O salmista pede a Deus para viver dentro dos propósitos Divinos.
b) Isto implica em viver não a própria vontade, mas a vontade de Deus.
Salmos 18.30. O caminho de Deus é perfeito; a Palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam”.
c) Os projetos de Deus devem prevalecer em nossas vidas.
Isaías 55.8,9. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.

2. Deus projetou a tua vida antes de você nascer.
Jeremias 1.5Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta”.

II. Os Caminhos de Deus não são os Nossos.
 1.       Deus sempre nos leva por lugares que nos parece impossível.
a)      Como Acreditar que um Jovem de menos de dezessete anos mataria um leão, um urso e um gigante. I Samuel 17. 34-36.
b)      Quem diria que um homem medroso que vivia se escondendo dos seus inimigos, seria usado para libertar a nação. Juízes 6.11-16.
 2.       Quando aceitamos os planos de Deus, podemos ter certeza que a vitória estará sempre em nossa frente. Salmos. 37.34-35.

Conclusão
As derrotas e fracassos que você tem enfrentado ao longo de tua vida, é simplesmente porque você deixou que as coisas inúteis atrapalhasse sua visão.
– É porque você não permitiu que o Senhor dirigisse os seus passos dentro da vontade Dele, mas hoje Deus tem palavra de vitória ao teu respeito.
– É hora de levantar e restaurar a visão que você perdeu ao longo do caminho, só assim você vai perceber a vontade de Deus em sua vida e começará a viver de vitória em vitória.

Pr. Jairo da Silva Oliveira

Quantos anos Adão viveu em comunhão na eternidade com Deus antes do pecado.


Será que os cientistas estão certos sobre a idade dos fosseis de dinossauros em milhões de anos? Parece que esta havendo um engano sobre quando o ser humano passou a existir.

Segundo a Bíblia, Deus criou o homem depois que tinha feitos todos os animais conforme as suas espécies, bestas-feras primeiros as aves e repteis.

 Gênesis Capt 01:21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.Gn capt 01:22.
(Importante!!!)
Mas quando Deus criou o homem, o homem foi feito para ser eterno diz a bíblia que Adão colocou o nome em todos os animais. E viveu um tempo sozinho antes da criação de Eva.
Quanto tempo ele ficou sozinho?
    Visão de tempo dentro da bíblia sem afetar nenhum princípio muitas pessoas, ''não'' estão notando que a um tempo para contar a idade da Terra antes do pecado antes de Adão.
 A Terra, já existia era sem forma e vazia quanto tempo levou Deus para criar o homem e quanto tempo o homem (Adão) ficou sozinho no paraíso antes da criação da mulher (Eva). E quanto tempo eles viveram juntos no paraíso antes de serem expulsos.

Será que podemos afirmar que tudo foi criado a uns seis mil anos. O que segundo a bíblia passou a contar datas: (Foi a descendência de Adão e Eva foi depois que eles pecaram neste instante eles se tornaram mortais como a bíblia descreve e foram expulsos do paraíso.)
A bíblia não menciona quanto tempo Adão e Eva permaneceram eternos no paraíso.
Compreendem sim que a uns seis mil anos, segundo estudiosos das datas e manuscritos bíblicos Adão e Eva passaram a ser mortais e tiveram filhos como a bíblia relata Abel e Cain. E fala que Adão viveu Oitocentos e Trinta anos depois de ser expulso do paraíso.

Más data de quando Deus criou o homem parece que a bíblia não se refere, porque se tratava de eternidade

Muitos desses temas ainda têm que ser abordados por que não adianta dizer que a ciência mente em relação as datas do surgimento da terra de fosseis de animais Pré-históricos.
E quantos anos ele viveu no paraíso sozinho antes de Deus criar a mulher ou quantos anos eles viveram juntos no paraíso antes de comer do fruto e pecar?

São perguntas que precisam ser estudadas, porque podem mudar a idade é ponto de vista tão ridicularizado pela ciência moderna Criação ou Evolução.


Como Surgiu a Satanás Porque ele Enganou o Ser Humano?


Ezequiel 28:13

13Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14Tu eras o querubim, ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
15Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
16Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
17Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
18Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
19Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.

Isaias 14:12 

Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.

A biblia descreve um querubim ungido para proteger que foi expulso do Edem muitos anos ou eternidades antes da criaçao do ser humano então ele invejou Adão e Eva no paraizo em seu lugar e planejou tentar e enganar a Eva como relata o texto biblico.

Gênisis 2 a seguir

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Gênesis 3 
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Então antes da criação do homem ja havia acontecido um conflito entre os anjos?
Sim a biblia relata que quando este querubim ungido se rebelou ele se rebelou contra o proprio criador dai então surgil o bem eo mal.

Então satanas era um Querubim?

Segundo Ezequiel 28:13

Mas onde esta escrito que satanas foi expulso do paraizo?
Vamos ler apocalipse12 :7

7E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
8Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Nos vemos que o texto mostra que satanas não foi expulso sozinho mas trouche com com ele muitos anjos.

Apocalipse 12 descreve três exemplos em que Satanás declarou guerra:
1. Ele primeiro declarou guerra contra o próprio Deus. João escreve: "Houve peleja no céu: Miguel e seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos. Todavia, não prevaleceram. Nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e com ele, os seus anjos" (Apocalipse 12:7-9).
Esta passagem recorda o momento no céu quando Satanás promoveu uma rebelião contra a suprema autoridade de Deus. Naquele tempo ele era conhecido como Lúcifer, um anjo que tinha grande autoridade. Mas Lúcifer queria ser como Deus. Então, recrutando a terça parte dos anjos, encabeçou uma rebelião contra o Todo-Poderoso.
Mas Deus expulsou Lúcifer do céu, acompanhado pelos outros anjos rebeldes. Todo o céu exultou com a vitória. O diabo perdeu a guerra, bem como o seu lugar no céu.
2. Um Satanás derrotado declarou, então, sua segunda guerra - esta contra o filho de Deus, Jesus Cristo. João escreve: "Viu-se um grande sinal no céu a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz."
"Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse" (Apocalipse 12 : 1-4). 
Satanás sabia que uma igreja incrível estava para nascer saída do remanescente do Antigo Testamento. Seria um corpo glorioso, vestido como sol da justiça. Portanto o diabo declarou guerra novamente, raciocinando que agora ele poderia travar a batalha em seu território, a terra.
Esta passagem sugere que Satanás sabia que ele não poderia chegar até à criança, estando ela no ventre de Maria. Assim ele decidiu destruir Cristo tão logo nascesse. Ele juntou todas as suas forças demoníacas ao redor de Belém, enviando espíritos enganadores para cegarem os escribas, sacerdotes e fariseus. Depois o seu próprio espírito entrou no rei Herodes, possuindo-o. Se Satanás não podia ele mesmo matar a Cristo, então teria um homem de prontidão, pronto para executar isso por ele. Mas o exército de anjos celestiais do Senhor montou guarda ao redor da criança, e assim Satanás não pôde tocá-Lo. O diabo teria que esperar outros trinta anos para tentar devorar Cristo.
Ele viu sua próxima chance no começo do ministério de Jesus, quando o Espírito Santo declarou ser Jesus o Messias. Neste momento, Satanás levou Cristo até o deserto para ser tentado. Porém Jesus o derrotou nesta batalha também. Deus protegeu Seu filho novamente, enviando anjos para serví-Lo em Seu momento de fraqueza física.
O diabo tentaria uma última vez devorar a Cristo. Desta vez ele acionou forças locais para tentar matar Jesus pela crucificação, e jogá-lo na sepultura. Enviou espíritos demoníacos para incitar o povo, entrando nos corpos dos sacerdotes, dos soldados, dos líderes políticos e das falsas testemunhas. Finalmente, achou Satanás, chegou sua hora de assumir o poder. Agora ele estava em vias de travar a maior de todas as batalhas. Contudo você conhece o resto da história: o dia da Ressurreição foi à derrota mais humilhante de Satanás. Quando Jesus ascendeu ao céu, Ele ficou fora do alcance do diabo para sempre. “E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono" (Apocalipse 12:5). Todo o inferno se abalou porque Satanás perdeu novamente. Mesmo usando todo seu poder, ele ainda não pôde derrotar o Filho de Deus.
3. O diabo declarou sua terceira e última guerra contra a descendência de Cristo. Isto significa que ele está em pé de guerra contra todo verdadeiro crente na terra. João escreve: "Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão" (vers.13). "Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus" (vers.17). Satanás dirigiu sua ira sobre a igreja de Jesus Cristo. E reservou sua pior fúria para os crentes que guardam os mandamentos de Deus e confiam nEle.
O diabo sabe que esta guerra é a sua última chance, porque resta pouco tempo antes de Cristo retornar para a Sua noiva: "...sabendo que pouco tempo lhe resta" (vers.12). Por esta razão, a guerra de Satanás contra a igreja é a mais intensa de todas. Ele quer recuperar o terreno perdido para Cristo - portanto nada o deterá enquanto não conseguir destruir a fé de Sua noiva. Isto significa que ele irá usar todas suas armas contra nós - todas as sutilezas, artifícios e truques.
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. "Resisti-lhe firme na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo” (I Pedro 5: 8-9).
Trecho do texto acima retirado
http://www.tscpulpitseries.org/portuguese/ts991227.htm

Mas então a batalha entre o bem e o mal não acabou ainda?

Não e nós estamos bem no meio desta batalha eu e você somos agora o cumprimento das profecias devemos nos preparar nos santificar e não ficarmos alheios achando que isso é só uma historia e nada mais .

Eu também antes de me converter não compreendia o que era o bem e o mal estava distante das coisas de Deus não queria nem saber de ir para igreja apesar de minha mãe ser evangélica.
Mas um dia eu me vi bem no conflito entre a vida e a morte quando me vi perdido sem Deus.Então clamei e ele me deu uma chance de sobreviver , eu prometi se escapasse daquela  situação eu iria falar de Jesus a todos . 
Se eu estou vivo aqui e escrevendo pra vocês sobre este assunto e porque Deus foi misericordioso comigo e eu quero falar do seu amor de todos os jeitos se ele me permitir.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Dinossauros e Outros Bichos Estranhos na Bíblia

Robson Tavares Fernandes




.“Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou,não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro” (Is 45.18) ACF





Muitos são os questionamentos quando tratamos desse assunto à luz da Palavra de Deus, porque devido às falsas teorias muitas pessoas têm se sentido inseguras e receosas em associar o estudo dos dinossauros com a Bíblia, porém o fato de realizar-se tal estudo não implica de forma alguma em colocar a teoria evolucionista em acordo com a Bíblia.

Devemos ter em mente que os dinossauros, são ou foram animais que, em geral, diferem das outras espécies principalmente pela sua estatura elevada, lembrando ainda que existem alguns dinossauros pequenos, do tamanho aproximado de um coelho.

Devemos olhar para a Palavra de Deus com o coração quebrantado e então veremos o Deus Criador de todas as coisas revelar-se com poder e majestade. Começaremos, então, a ver a eterna soberania que possui o Deus que servimos.
Na biologia os dinossauros são classificados com répteis, sendo assim Gn 1.24 – 25 declara:
“E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom” (Gn 1.24-25)ACF
  “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, esobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” (Gn1.26)ACF

Contudo, muitas pessoas têm afirmado que a Bíblia não fala sobre dinossauros, pois tal palavra não encontra-se nas Sagradas Escrituras. Essa questão é respondida quando estudamos a origem do termo dinossauro que só veio a ser inventado em 1841,pelo médico inglês Gideon Mantell, que encontrou ossos e dentes de um grande animal, que ele achou semelhante aos de umaiguana, denominando-o de Iguanodon (“dente de Iguana”). Posteriormente, dois enormes fósseis foram encontrados naInglaterra, o de um Megalosaurus e o de um Hylaeosaurus. Apenas em 1841 receberam um nome para seu grupo.

Atualmente são catalogados cerca de 2000 espécies diferentes, divididas em 650 gêneros, e são descobertos em média 12 novas espécies por ano. Apesar do termo “dinossauro” só ser inventado em 1841, esse animal sempre existiu independente do nome que viesse a receber: monstro, dragão, criatura, dinossauro etc.
A versão inglesa da Bíblia – Rei James (Tiago) – KJV (King James Version) escrita em 1611 já falava a respeito dos grandes animais, que posteriormente viemos a chamar de dinossauros. Partindo da certeza que os dinossauros fazem parte da criação de Deus, devemos deduzir que a Palavra de Deus – Bíblia – também deve relatar algo a respeito.
Os principais textos bíblicos que citam tais animais são:
-  40 – 41- Sl 74.13 – 17; 104.26- Is 27.1-  40. 15–24

Devemos observar que Deus, ao falar com Jó, estava demonstrando seu infinito poder e majestade e para isso utilizou um exemplo que era bem familiar a Jó, para que ele pudesse ter um ponto de referência para compreender o que Deus estava falando.

(Jó 40.15 – hipopótamo). A palavra aqui utilizada, no original (hebraico), é Behemoth e não hipopótamo.Ao observarmos as características físicas desse animal concluiremos que se trata de outro ser que não o hipopótamo.
(Jó 40.16 – 17). A descrição bíblica indica que o animal possuía uma cauda grande e potente, pois é comparada com o cedro – árvore alta forte e resistente. Se um hipopótamo, ou mesmo um elefante, possuísse uma cauda como é descrito nov.17 seriam bem diferentes do que conhecemos hoje. cf. (Jó 40.20, 23)
A declaração é que tal animal se alimentava em lugares altos, diferente do hipopótamo e do elefante.
Juntamente com o v.23 concluímos que se trata de um animal muito grande e pesado, pois não se alarma com enchentes, mesmo de um rio como o Jordão, com um considerável volume de águas. Ao observarmos a descrição de tal animal, feita por Deus, que eu fiz contigo, destacamos ainda a afirmação feita pelo Senhor que assim como Ele criou a Jó(homem) também criou tal animal   40.15: que eu fiz contigo” e  40.19: Ele é obra-prima dos caminhos de Deus”.                                                               
Algumas versões traduzem tal animal como hipopótamo, porém o hipopótamo não é encontrado na região geográfica que descreve esse acontecimento bíblico. Segundo alguns pesquisadores esse animal é identificado, hoje, com o Braquiossauro, porém não temos certeza se é realmente tal animal ou outra espécie.

-  41

Estaremos observando os principais versículos contidos nesse capítulo, onde iremos observar que o animal aqui descrito não se trata de um crocodilo ou jacaré. v.1 - A palavra utilizada no original (hebraico) não é crocodilo, mas sim Leviathan.
Faz-se menção acerca de travar a língua do crocodilo com uma corda, porém o crocodilo, assim como o jacaré, não possui uma língua solta, mas presa à parte inferior de sua boca. Deus continua sua explanação com  descrevendo de forma detalhada as características físicas de tal animal. cf. (Jó 41.18,19,20,21,31,32) - Nesses versículos encontramos a afirmação de que o Leviathan, aos olhos humanos, cuspia fogo. Seria isso possível? O fato é que essa informação tem feito com que muitas pessoas passassem a afirmar que o texto utiliza uma linguagem figurada, pois não existe animal que “cuspa fogo”.Muitas pessoas, como já falamos, por falta de informação fazem afirmações que terminam por comprometer a veracidade e infalibilidade da Bíblia. Alguns contestam o fato alegando ser impossível um animal realizar tal ação, contudo esquece-se que outros animais produzem energia como o peixe elétrico e outros luz como algumas espécies de animais marinhos e o ‘vaga-lume’.
Em casos como esses, alguns cientistas se colocam como omissos, conhecendo a verdade, todavia escondendo-a da população, pois tais informações irão desmoronar suas teorias e comprovar os relatos bíblicos. Sabemos da existência de um besouro conhecido por alguns como besouro bombardeiro ou escaravelho – bombardier beetle.Esse animal possui em seu interior um sistema de ‘bolsas’ que é capaz de armazenar substâncias inflamáveis como ahidroquinona e peróxido de hidrogênio que ao entrar em contato com o ambiente inflama. Esse besouro utiliza esse recurso para defesa e ao observarmos temos a impressão que o animal está expelindo fogo de seu corpo. Esse recurso é bem eficiente na defesa do besouro, já que o produto inflamável está a uma temperatura de 212°F (100°C) e é protegido pelo uso de um inibidor natural, não prejudicando o seu portador. Essa informação não seria tão interessante se não fosse pelo fato de três animais pré-históricos (dinossauros) terem sido encontrados com características semelhantes às do bombardier beetle.Tais animais são o Kronossauro e o Hadrossauro e o Plesiossauro. Ao estudar-se a estrutura craniana do Hadrossauro,constatou-se que o seu crânio possuía órgãos, bexigas e câmaras bem semelhantes às do besouro, permitindo que oHadrossauro (Hadrossaur parasaurolophus) não só criasse, mas armazenasse e lançasse produtos químicos inflamáveis para proteger-se, ou atacar, sem queimar-se ou machucar-se. Esse animal pode perfeitamente ser o dragão citado nas histórias de várias civilizações, e que ao longo dos anos passaram a exagerar nos relatos, ingressando-o na categoria de contos mitológicos. O que sabemos de real é que tal animal existiu, foi relatado na Bíblia e também fez parte da Criação de Deus. Se um animal pequeno pode produzir produtos químicos inflamáveis a uma temperatura de 100°C e não queimar-se, nada impede que um animal de grande porte com características imensamente semelhantes também o fizesse. v.22 “No seu pescoço reside a força; diante dele até a tristeza salta de prazer”(Jó 41.22)ACF
 É destacado que a força desse animal reside no pescoço, porém a força de um crocodilo reside na cauda e na mandíbula, não no pescoço. Mais uma vez percebemos que tal animal não é um crocodilo ou jacaré.v.26-29                                   “Se alguém lhe tocar com a espada, essa não poderá penetrar, nem lança, dardo ou flecha. Ele considera o ferro como palha, e o cobre como pau podre. A seta o não fará fugir; as pedras das fundas se lhe tornam em restolho. As pedras atiradas são para ele como arestas, e ri-se do brandir da lança” (Jó 41.26-29)ACF

As características físicas do animal demonstram que ele possui uma resistência física bem superior a qualquer crocodilo, mesmo os pré-históricos já encontrados. v.30

“Debaixo de si tem conchas pontiagudas; estende-se sobre coisas pontiagudas como na lama” (Jó 41.30)ACF

Sabemos que o ventre dos crocodilos são lisos e não possuem escamas pontiagudas como observamos no relato bíblico.


O Leviathan possuía escamas pontiagudas no ventre. v.33,34                                                                                           “Na terra não há coisa que se lhe possa comparar, pois foi feito para estar sem pavor. Ele vê tudo que é alto; é rei sobre todos os filhos da soberba” (Jó 41.33-34)ACF
Ao observarmos a descrição do tamanho do animal percebemos que o mesmo é de grande porte, pois “olha com desprezo tudo o que é alto”. Ao contrário dos crocodilos que, dependendo da espécie, podem chegar a 5 metros ou mais de ‘comprimento’ e não de altura, tais animais eram muito altos.Em geral, os crocodilos são baixos e não altos como descreve o texto bíblico.. Sl 74.13-17 – “Tu dividiste o mar pela tua força; quebrantaste as cabeças das baleias nas águas. Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto. Fendeste a fonte e o ribeiro; secaste os rios impetuosos. Teu é o dia e tua é a noite; preparaste a luz e o sol. Estabeleceste todos os limites da terra; verão e inverno tu os formaste” (Sl 74.13-17)ACF
. O animal aqui citado trata-se do Leviathan, que possui as mesmas características do animal em 40.. Sl 104.26 – “Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar” (Sl 104.26)ACF
Ao observarmos o contexto do capítulo 104 iremos observar que o salmista referia-se a coisas reais, como animais grandes e pequenos e o monstro marinho – Leviathan.